Considerado um marco na música Cristã, o LP de 1977 "De Vento em Popa" do grupo Vencedores por Cristo completou 30 anos em 2007. Mesmo já conhecendo o trabalho do VPC, foi dando aula de História da Música Cristã na escola em que leciono (Instituto Beréia) que passei a me interessando cada vez mais pela história desse álbum.
Nessas pesquisas encontrei esse texto escrito por Jorge Camargo ex-integrante desse importante grupo.
Espero que interesse a vc´s.
De vento em Popa - Fé cristã e MPB por Jorge Camargo
"De Vento em Popa representa um marco por se tratar de um primeiro trabalho, na discografia de Vencedores, cujas canções são todas escritas por autores e compositores brasileiros. Esteticamente o disco é o que se poderia chamar de revolucionário para os padrões de música religiosa daquele tempo. Teologicamente, observou-se o oposto.
Conforme depoimento de Nelson Bomilcar, um dos produtores musicais do disco, antes da gravação do projeto, Jaime Kemp, fundador e líder de VPC e os compositores e produtores artísticos que tinham em mente uma obra musical cujas referências religiosas fossem mínimas (quase que um trabalho eminentemente secular), estabeleceram um acordo: em troca de um álbum exclusivamente com canções de autores e compositores nacionais, o conteúdo teria um apelo evangelístico dentre dos moldes de uma visão mais conservadora, como uma tentativa de atenuar as prováveis críticas da liderança evangélica da época à proposta arrojada de um disco que se propunha a utilizar as referências musicais presentes na mídia do país". [...]
Aqui a faixa que dá nome ao disco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário