quarta-feira, 24 de junho de 2009

Edição de foley para Cinema


Foley é um termo utilizado para descrever um processo de pós-produção de efeitos sonoros para reforçar um som ambiente de um filme, vídeo, vídeo-game ou outros trabalhos multimídia.
O termo "Foley" vem do nome de Jack Donovan Foley (1891-1967), um editor de som da Universal Studios.

O objetivo do Foley é o de complementar ou substituir o som gravado no momento da filmagem (conhecido como som direto). O som final dos filmes utiliza uma combinação de ambos.
A necessidade de substituir ou aumentar sons em uma produção cinematográfica resulta do fato de que, muito frequentemente, os sons originais capturados durante as filmagem estão obstruídos por ruído ou não são suficientemente convincentes para sublinhar o efeito visual ou uma ação. Por exemplo, cenas de luta em filmes de ação são geralmente encenadas por dublês e atores, logo, não tem o som real dos golpes. Batidas e explosões também são adicionados ou melhorados na fase de pós-produção.

A necessidade de Foley nos filmes aumentou dramaticamente, quando começaram a ser distribuídos internacionalmente e dublados em línguas estrangeiras. Quando o diálogo é substituído, todos os efeitos sonoros registados no momento do diálogo são perdidos também, daí a necessidade de se ter todos esses sons ambientes regravados em uma outra faixa de áudio.

O Foley é normalmente dividido em três grandes grupos; Passos, Mumunhas (moves) e Sons Específicos.


A primeira consiste na reprodução de todas as pegadas dos personagens vistos na imagem. Os pés como todos os outros componentes do Foley são realizados pelo Foley-artist ao mesmo tempo que vê a imagem em uma TV ou projetor no estúdio. São geralmente encontrados nos estúdios especializados em foley, diferentes materiais e substâncias tais como o solo, brita, lajotas de concreto, madeira e outras superfícies para que o artista ande sobre, produzindo seus respectivos sons característicos.

O segundo componente de uma sessão de Foley é chamado de "Mumunha" e isto é simplesmente uma faixa gravada para representar a roupa usada por cada personagem na imagem. Este será realizado pelo artista que controla o movimento de uma peça de material afim de imitar o som de um personagem que se move, sentando numa cadeira, correndo etc.

Finalmente, os Sons específicos são para reproduzir sons ou complementar acontecimentos na tela, tais como telefones sendo apanhados e movimentados, cadeiras sendo puxadas, louças e talheres sendo utilizados, bem como em filmes de ação, ossos sendo triturados, sangue jorrando etc.
Foley também pode incluir outros sons, tais como portas fechando e campainhas tocando, porém estes tendem a ser feitos de forma mais eficiente utilizando estoques de efeitos sonoros ( Sound Fx).


Pra finalizar encontrei um video da
Vancouver Film School.



Espero ter sido claro na elaboração desse material.
Grande abraço!!

3 comentários:

  1. Boa tarde!

    Sou de Belo Horizonte / MG. Estou me formando em música, e pretendo fazer especialização em cinema, direcionando para a trilha sonora e há algum tempo tenho pesquisado a questão do "foley" e me interessado bastante pelo trabalho. Não encontro portanto, nada específico ao assunto, no que diz respeito a pós graduação, ou até mesmo cursos técnicos. Poderia me ajudar nesse sentido?

    Obrigado,

    Ricardo Fernandez

    ResponderExcluir
  2. OI Kadim, desculpa a demora em responder.
    fazia tempo que não vinha no meu proprio blog.
    hehehe
    Infelizmente não sei nada sobre cursos ou pós sobre isso.
    É um tipo de coisa que tem que pesquisar muito mesmo.
    Procura algums estudio na tua região que faça esse trabalho. isso já deve te ajudar bastante.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. WOW Q TEXTO INCRÍVEL!! Eu sempre prestei mta atenção nos audios dos filmes e como td aquilo é tão perfeitamente sicronizado e feito para parecer verdadeiro! Não conhecia o processo e como se fazia, mas sempre me perguntei kkkk achei fantástico! Foi mto informativo, obg!!

    ResponderExcluir